O GEHM

O Grupo de Estudos de História Militar é vinculado ao Centro de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade (CEIA) da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, RJ.

Acessem também nosso grupo no Facebook e no Yahoo.

Na imagem do grupo "Mars, Dieu romain de la guerre", pintura de Pietro di Cristoforo Vannucci (c.1448-1523), dito O Perugino, datada entre 1496 e 1500, Collegio del Cambio, perúgia, Itália.

 

O grupo tem como objetivo o estudo da guerra e de sua prática como fenômeno cultural, tomando como base a perspectiva teórica desenvolvida nos trabalhos do historiador militar britânico John Keegan em diálogo com as reflexões dos dias atuais sobre estratégia, tática e logística. Centrado no estudo da Antiguidade e da Alta Idade Média, o grupo está aberto também para o estudo de outros períodos históricos à medida que auxiliem na compreensão da guerra como fenômeno histórico-cultural, tendo como método o do comparativismo histórico tal qual desenvolvido no bojo do Centre Louis-Gernet de Recherches Comparées sur les Sociétés Anciennes (desde 2010 fundido no ANHIMA "Anthropologie et Histoire des Mondes Antiques").

 

 

Visite-nos também em:

 

Curso de Extensão

Você precisa estar logado para visualizar o conteúdo deste curso. Apenas para usuários registrados.