Membros

Douglas Magalhães Almeida - Graduando no Curso de História desde 2008, tendo iniciado na UVA - Campus Cabo Frio (Universidade Veiga de Almeida), e tendo sido transferido para a UFF (Universidade Federal Fluminense), na segunda metade de 2009. É membro do CEIA (Centro de Estudos Interdisciplinares sobre Antiguidade), além de ser membro do grupo GEHM (Grupo de Estudos sobre História Militar) e vice-coordenador do GEHJA (Grupo de Estudos sobre Japão Antigo).

 

Eduardo Pimenta - Cursa a Graduação em História pela Universidade Federal Fluminense, membro do Grupo de Estudos de História Militar do Centro de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade da mesma universidade (GEHM-CEIA-UFF). Desenvolve pesquisa sobre a noção de Revolução Militar, mercenarismo e manuais militares no século XVII.

 

Hiram Alem - Graduando em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Literatura da Idade Média (NIELIM/UFRJ) e do Grupo de Estudos de História Militar (GEHM-CEIA/UFF). Possui pesquisa relacionada a arquearia e identidade inglesa no século XVI sob orientação do Professor Dr. Álvaro Alfredo Bragança Jr. Desenvolve também no Grupo de Estudos de História Militar uma pesquisa acerca da noção teórica de Revolução Militar. Atua no campo da História Militar Medieval com ênfase no medievo inglês.

 

José Luiz Rebelo - Possui graduação em História (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é Professor I - História - Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e Professor Docente I - História - Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga (Lacedemônios e Heródoto) e História Militar.

 

Lucas Carvalhal Sirieiro - Cursa a Graduação em História pela Universidade Federal Fluminense, membro do Grupo de Estudos de História Militar do Centro de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade da mesma universidade (GEHM-CEIA-UFF). Desenvolve pesquisa sobre a relação entre democracia, guerra e império na Atenas Clássica.

 

Manuel Rolph Cabeceiras - Bacharel e Licenciado em História pela UFRJ (1983, 1984), Mestre em História Social (História Antiga) pela mesma universidade (1999) e Doutor em História (História Antiga) pela UFF (2013), é professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde fundou, com outros docentes e pesquisadores, o Centro de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade (CEIA-UFF) e atua na área de História da Antiguidade Greco-Romana e da Alta Idade Média, com ênfase nos seguintes temas: mediterrâneo, história cultural, discurso, sentido e história, etnicidade, mitologias, tradições clássicas, história militar, história das religiões e paleocristianismo. Na Pós-Graduação Lato Sensu em Cultura, Língua e Literatura Latina do Instituto de Letras da UFF coordena as disciplinas de Cultura do programa. Membro do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB) e sócio fundador da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC).

 

Marina Cavoli - Cursa a Licenciatura em História na Universidade Federal Fluminense (UFF). Temas de interesse: guerra na Antiguidade, ritualização da guerra, mitologia comparada, o olhar do mito sobre a mulher.

 

Sandro Teixeira Moita - Possui Graduação e Licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (2007), o Curso de Especialização em História Militar Brasileira (2011) e o Mestrado em História (2013), ambos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. É Professor na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), onde trabalha no Curso de Preparação e Seleção, na Tutoria de História, orientando os alunos nas disciplinas de História, História Militar e Estratégia. Ministra regularmente aulas no Curso de Comando e Estado-Maior. É membro fundador do Grupo de Estudos de História Militar (GEHM) do Centro de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade (CEIA) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Sócio Honorário do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB). Áreas de interesse: Operações Militares, Estudos de Inteligência, Defesa Nacional, Segurança Nacional.

 

 

Visite-nos também em:

 

Curso de Extensão

Você precisa estar logado para visualizar o conteúdo deste curso. Apenas para usuários registrados.